Water-Adaptive Design & Innovation Lab – WADILab

Responsável – Professor Eduardo Mario Mendiondo

O WADILab (Laboratório de Design & Inovação em Recursos Hídricos) é um laboratório interdisciplinar sediado no SHS-EESC-USP. Seu objetivo é dar suporte a jovens profissionais de graduação e pós-graduação sob apoio de agências de fomento: FINEP, CNPq, CAPES e FAPESP, e em parceria com UFSCar, EMBRAPA e Cátedra UNESCO de Ãguas Urbanas da USP.

Em nível nacional, o WADILab fomenta soluções interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão apoiada em ações de: Plano Nacional de Segurança Hídrica (ANA-PNSH), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas-Fase 2 coordenado pelo (INCT-MC2, CEMADEN/MCTI), o Centro de Pesquisa em Engenharia para Inteligência Artificial (C4AI, INOVA/USP), o Centro de Pesquisa, Difusão e Inovação de Matemática Aplicada à Indústria (CEPID-CeMEAI, ICMC/USP), o Observatório para a Teoria da Mudança em Resiliência a Desastres (TOCO, FSP/USP), e os Núcleos de Apoio à Pesquisa interdisciplinares de Mudanças Climáticas (INCLINE, IAG/USP) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (CEPED, EESC/USP) .

Em nível internacional, e com a experiência preliminar junto à Avaliação Ecossistêmica do Milênio, o WADILab promove novas ações locais de segurança hídria com visão global visando ODSs e Agenda 2030. Assim, o WADILab baseia suas estratégias e metodologias transformadoras, de novo design e de adaptação, via UNEP/WWQA, UNFCCC, UNESCO-IHP, WMO, UNEP-FI/PSI e IPBES via iniciativas de: Plano Estratégico do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO Fase IX 2022-2029 (UNESCO-IHP-IX,2022), o Programa de Mudanças na Sociedade e na Hidrologia (Panta Rhei – Everything Flows, IAHS), a Comunidade para a Prática das Observações Planetárias para Gestão de Recursos Hídricos (Programa de Ãgua Digital da IWA) e o Centro Africano de Excelência para a Pesquisa de Ãgua e Ambiente (ACEWATER).

O WADIlab está localizado no Campus 2 da EESC-USP, com filosofia STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts & Mathsâ€), “breadth-and-depth†que integra linhas de pesquisas afins, fomentando o trabalho em parceria e estimulando inclusão, diversão e igualdade. Por um lado, o WADIlab promove “popularização científica†através da sinergia Academia-Comunidade-WOW! – Waters for Our World! para a Pró-Reitoria de Graduação da USP. Por outro lado, o WADILab fomenta abordagens pedagógicas baseada em problemas, estratégias holísticas, jogos interdisciplinares e Internacionalização de Excelência para as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa da USP.

Linhas de Pesquisa Interdisciplinares do WADILab com Exemplos:

Projetos

O WADILab em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC fazem o monitoramento dos rios urbanos de São Carlos em alguns locais da cidade com a finalidade de emitir alertas de enchente. O monitoramento é feito através de sensores submersos nos canais urbanos instalados em locais com risco de alagamento. Os sensores medem a altura de coluna d’água e também fotografam o local, as informações são então enviadas através de sinal de celular para uma infraestrutura de nuvem. Estão a seguir disponíveis os dados de monitoramento em tempo real e um histórico dos últimos cinco dias.

Maiores informações: Matéria sobre o projeto: Alerta contra inundações (FAPESP). Dados Pluviométricos (CEMADEN, São Carlos, P1, P2, P3). Veja exemplo de animação (Urban Flood Example – Movie).

Mais informações: WADILab, @TheWadiLab e Produções.

Professor Efetivo

• Eduardo Mario Mendiondo