Especialização em Educação Ambiental – Corpo Docente

Corpo Docente (Professores):

Prof. Assoc. Frederico Fábio Mauad

Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo na área de conhecimento de planejamento de sistemas hidroenergéticos. É Professor Associado da Universidade de São Paulo. Membro do Comitê Cientifíco do Simpósio da ABRH a partir de 2005 – atual e do Simpósio do ENES a partir de 2007. Coordenador de Projetos de P&D com o setor Elétrico (ANEEL), CNPq, FAPESP, FINEP, FEHIDRO e CAPES. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de Assoreamento de Grandes Reservatórios, Hidrometria Aplicada, Equipamentos para Análise Quantitativa, Qualitativa e Sedimentometrica, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Aporte de Sedimentos, Recursos Hídricos (Quantitativo e Qualitativo) e Usos Múltiplos da Água. Coordenador do curso de Especialização em Educação Ambiental do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada a partir de 2005.

Profa. Dra. Eny Maria Vieira

Trabalha no Instituto de Química da USP. Pós-doutorado no National Water Research Institute, Canada Centre for Inlend Water, Canada. Atua em Química Analítica Ambiental nos seguintes temas: Análise de poluentes emergentes em água. Análise de pesticidas em amostras de tecidos de abelhas nativas, de mel, de pólen e de polpa e flor de morango. Uso de biomarcadores bioquímicos para verificar o efeito de pesticidas em abelhas nativas.

Prof. Assoc. Valdir Schalch

Professor Sênior do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP Universidade de São Paulo e Professor Titular da UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto-SP. Coordenador do NEPER – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos. Atua na área de resíduos sólidos quanto à gestão e gerenciamento integrado e tecnologias de destinação e disposição final ambientalmente adequadas.

Prof. Assoc. Marcelo Montaño

Professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP. É responsável pelas disciplinas Instrumentos de Política Ambiental, Impactos Ambientais, Sistemas de Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental, e Gestão Ambiental para Engenheiros. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, onde desenvolve pesquisas na área de Instrumentos de Política Ambiental, Análise Ambiental e aplicações em geoprocessamento, com ênfase para a Avaliação de Impacto Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica.

Prof. Assoc. Marcus Vinícius Chrysóstomo Baldo

Médico e Físico formado pela USP, é doutor em Fisiologia Humana (Neurofisiologia) Docente do ICB-USP, é Professor Associado 3 (livre-docente) do Departamento de Fisiologia e Biofísica, onde coordena o Laboratório de Fisiologia Sensorial “Roberto Vieira”, dedicado ao estudo dos mecanismos sensoriais que conduzem à percepção humana.

Profa. Dra. Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo

Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP. É integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) USP Cidades. É líder do grupo de pesquisa CNPQ em Planejamento e Desenvolvimento Urbano Sustentável e do grupo de Pesquisa em Governança Ambiental pela Uninove. Desenvolve e orienta pesquisas na área de planejamento e gestão ambiental, com ênfase nos instrumentos de avaliação de impacto e na recuperação de ambientes degradados em área urbana.

Prof. Assoc. Pedro Roberto Jacobi

Formado em Ciências Sociais e em Economia pela USP. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design – Harvard University, Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental – GovAmb/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Membro do Conselho Estratégico do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador do Projeto Temático (FAPESP- 2017-2022) Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às Mudanças Climaticas. Pesquisador do projeto Res Nexus – Agua, Energia e Alimentação (FAPESP/NWO 2016-2019). Coordenador da equipe brasileira do Projeto Bluegrass – FAPESP/ANR (2014-2017). Foi Coordenador de Projeto Alfa da Comunidade Européia sobre Governança da Água na América Latina e Europa. Membro da Rede Unitwin- Centro Regional Cambio Climático y Toma de Decisiones. Membro da Rede Waterlat. Presidente do Conselho do ICLEI-Brasil. Membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil desde 2014. Editor da revista Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Membro do conselho editorial das revistas EURE (Santiago) (0250-7161), International Journal of Urban Sustainable Development,Organizações e Sociedade, Pesquisa em Educação Ambiental, Environmental Sociology. Foi membro do Conselho do Comite de Meio Ambiente e Sociedade da International Sociological Association-ISA (2010-2014).

Profa. Dra. Rosana Louro Ferreira Silva

É docente da área de Ensino de Biologia do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – IBUSP. Coordenadora do PIBID Biologia e da Comissão Ambiental da Biologia do Instituto. É orientadora permanente no programa de pós graduação “Inter unidades em Ensino de Ciências” da USP e no Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Fauna, da Universidade Federal de São Carlos/Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores, credenciado no CNPq. Atua em ensino e pesquisa principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de Zoologia, educação para a biodiversidade, mídia e ensino de biologia e formação de professores de Ciências e Biologia.

Profa. Dra. Sandra Maria Patrício (Ribeiro) Vichietti

Doutora em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP, atuando principalmente nos seguintes temas: mitopoética, memória, imaginário e paisagem, e suas relações com o ethos contemporâneo e as relações humanas no ambiente urbano ou em processo de urbanização. É vice-coordenadora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (Lapsi – IPUSP), líder do Grupo de Pesquisa “Mitopoética da Cidade” e membro colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Prof. Dr. Gustavo Martineli Massola

É professor do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o Convênio Acadêmico Internacional entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla – México. Integra a Rede de Pesquisa e Intervenção em Territórios Latinoamericanos. É membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura – IBECC/ UNESCO – SP. É editor da revista Psicologia USP, publicação oficial do Instituto de Psicologia da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia socioambiental, constituição psicossocial da identidade, psicologia social, e controle social.

Prof. Dr. Rogério Cerávolo Calia

Docente na Faculdade de Administração da USP no campus de Ribeirão Preto. Trabalha com filosofia aplicada e sustentabilidade ambiental. Pesquisa a gestão pelo diálogo e redes de inovação para a redução dos impactos ambientais. Foi instrutor de Seis Sigma e Especialista de Sustentabilidade na 3M do Brasil Ltda.

Prof. Dr. Ulisses Ferreira Araújo

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste). É Livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e fez Pós-doutorado nas Universidades de Barcelona, Espanha e Stanford, EUA. Doutorou-se em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, obteve o título de Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, e concluiu a graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás. Desde 2003 é consultor do Ministério da Educação para o “Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade”.

Prof. Dr. Marcos Bernardino de Carvalho

Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): Faculdade de Ciências Sociais. É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo-USP, mestre em Geografia (Geografia Humana) pela USP, doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, com pós-doutorado realizado no Departamento de Geografia Humana da Universidade de Barcelona. Atualmente é professor doutor da USP (vinculado ao curso de Gestão Ambiental, ao Programa de Estudos Pós Graduados em Mudança Social e Participação Política – ProMuSPP – e ao Programa de Pós Graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP). É membro dos Conselhos Editoriais do Caderno Prudentino de Geografia e de Scripta Nova (Universidade de Barcelona). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Fundamentos Teóricos da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, abordagens integradas (socioambientais), ensino de geografia, sociedade/meio ambiente, epistemologia e história da ciência geográfica e das ciências sociais.

Prof. Dr. Alexandre Toshiro Igari

Professor da USP, Instituto de Biociências (IB. É bacharel em Ciências Biológicas pelo IB-USP, e em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É docente no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), nas áreas de Administração e Finanças aplicadas à Gestão Ambiental e de Economia Ecológica. Também atua como docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS – EACH-USP). Possui doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), com estágio de doutorado sanduíche concluído na Universidad de Alicante (Espanha). Simultaneamente ao período de doutorado sanduíche, cursou e obteve o mestrado europeu em Gestión y Restauración del Medio Natural pela Universidad de Alicante.

Corpo Docente (Especialistas):

Prof. Dr. Frederico Yuri Hanay

É docente do Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar, do campus São Carlos-SP. Possui pós-doutorado pelo Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (ICTA/UAB) e pós-doutorado pelo Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), é Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Mestre em Hidráulica e Saneamento, Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras e Engenheiro pela Universidade de São Paulo (EESC/USP). Atua no ensino, em projetos de extensão e desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão de Bacias Hidrográficas, Gestão da Água, Conservação da Água, Indicadores de Sustentabilidade, Percepção Ambiental, Sensibilização Ambiental, Comunicação Ambiental e Sustentabilidade do Turismo.

Prof. Dr. Juliano Costa Gonçalves

Possui graduação em Ciências Sociais pela UFSCar, mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela UNICAMP e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas de Sociologia Ambiental e Economia do Meio Ambiente.

MSc. Marcos Eduardo Serrador

Possui graduação em Ciências Sociais pela UFSCar, mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela UNICAMP e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas de Sociologia Ambiental e Economia do Meio Ambiente.

Dra. Ana Beatriz de Oliveira

Chefe da Divisão de Captação de Recursos e Projetos Especiais do IBAMA, DF (Portaria Nº 1.746, de 20 de junho de 2018).

Profa. Dra. Carolina Buso Dornfeld

Bióloga formada pela UFSCar. É mestre e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP. Atualmente é professora na Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira (SP) no conjunto de disciplinas de Práticas Pedagógicas e Educação Ambiental do Curso de Graduação de Ciências Biológicas e do Programa Multidisciplinar Inter unidades de Pós Graduação Strictu Sensu “Ensino e Processos Formativos” (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental em ambientes formais e não formais de aprendizagem.

Dra. Janete Brigante

Bióloga formada pela UFSCar, mestre e doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Possui Pós-Doutora pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP em que pesquisou os temas Limnologia Fluvial e Ecotoxicologia de Abelhas Nativas. Especialista em Educação Ambiental pela EESC-USP. Atuou como Professora Substituta de Ecologia e Monitoramento Ambiental pela EESC-USP no período de 2011/2012. Tem experiência em pesquisa e extensão nos temas bioquímica de pesticidas, ecotoxicologia, bacias hidrográficas e qualidade de água. Paralelamente atua em temas como educação ambiental e restauração ecológica. Tem experiência como coordenadora executiva de projeto temático socioambiental. Sócia da SBE – Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia e membro fundadora da AMESAMPA – Associação de Meliponicultores do estado de São Paulo. CRBio N. 26876/01-D.

Dra. Márcia Noelia Éler

Graduada em Ciências Biológicas pela UFSCar. Mestre e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP. Especialista em Educação Ambiental pela USP. É tutora virtual das disciplinas Biologia Geral e Gestão de Recursos Hídricos do curso de Engenharia Ambiental (UAB/UFSCar). Tem experiência na área de Ecologia. Recebeu menção Honrosa do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e o terceiro lugar de melhores projetos pela Sociedade Brasileira de Limnologia (2004) com o projeto Avaliação de Impacto Sócio-ambiental de pesque-pague na Bacia do Rio Mogi-Guassu. Tem trabalhos publicados na área de Recursos Hídricos, Limnologia e Educação Ambiental. Atua nos seguintes temas: educação ambiental, bacia hidrográfica, qualidade de água, impacto ambiental na qualidade de água dos corpos hídricos.

Dr. Carlos Eduardo Matheus

Biólogo formado pela UFSCar. Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP. Atuou como professor de biologia no Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da USP, estando recentemente aposentado. Auxiliou diretamente na coordenação do Curso de Especialização em Educação Ambiental do CRHEA por mais de 15 anos.

MSc. America Jacintha de Moraes

Formada em Química pela EESC/USP e mestre em Desenvolvimento Regional pela Unicep. Atuou como técnica de nível superior no Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da USP. Foi colaboradora do Curso de Especialização em Educação Ambiental do CRHEA por mais de 15 anos. Publicou várias obras referentes às análises de qualidade da água. Inovou e protegeu a marca do kit de qualidade de água (Hidriquali).

Dra. Michèle T. Sato

Bióloga pela UNISA. Mestre em Filosofia pela Norwich University of East Anglia. Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Pós-Doutora em Educação pela Université du Quèbec à Montréal, Canadá. Pós Doutora em Educação pela Universidad a Coruña, Espanha. É docente titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). Principais áreas de atuação: educação ambiental, ecofenomenologia, artes, direitos humanos, mitopoética e epistemologia popular.

Fernanda Correa de Moraes

Fernanda possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias e graduação em Engenharia Agronômica pela Esalq. Pós graduada em Ecologia Aplicada também pela Esalq (2017) e atualmente é secretária executiva do Núcleo de Apoio à Educação e Conservação Ambiental da Esalq. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, restauração florestal, plano de gestão, agroecologia e planejamento participativo.

Dra. Adriana Imperador

Adriana M. Imperador. Bióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre e Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (CRHEA). Docente do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) em Poços de Caldas e Coordenadora de Extensão na mesma instituição. Docente do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Unifal, com a linha de pesquisa “Comunidades Tradicionais em Unidades de Conservação”.

Simone Cristina de Oliveira

Simone Cristina de Oliveira possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Araraquara (UNESP) e Doutorado em Engenharia Urbana na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É funcionária concursada do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (DAAE), onde atualmente ocupa a função de Gerente de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Tem experiência em elaboração e execução de projetos de educação ambiental além das áreas de políticas públicas de meio ambiente, bacias hidrográficas, recuperação de áreas degradadas, resíduos sólidos, sustentabilidade, captação de recursos, gestão de saneamento e infraestrutura verde.