Laboratório de Ecologia de Ambientes Aquáticos

Responsável – Professor Juliano José Corbi

O Laboratório de Ecologia de Ambientes Aquáticos (LEAA) da EESC-USP, Campus 2, atua na área de Ecologia e Ecotoxicologia de ambientes aquáticos de águas doces, desde 2012, agrupa uma equipe multidisciplinar e possui duas áreas de atuação. A área de Ecotoxicologia, é responsável por avaliar os efeitos nocivos das substâncias que estão presentes nos corpos hídricos e no esgoto doméstico/industrial (por exemplo, fármacos, agrotóxicos e metais pesados) para a biota aquática, atuando no diagnóstico e monitoramento ambiental de sistemas aquáticos. A área de Ecologia de Invertebrados Aquáticos é responsável por avaliar os efeitos dos desmatamentos, dos lançamentos de efluentes domésticos/industriais e do uso e ocupação do solo nos ambientes aquáticos continentais, a partir da análise das alterações nessas comunidades aquáticas. As pesquisas do laboratório são financiadas principalmente pela FAPESP (Projetos Temáticos e Auxílios Regulares) e pelo CNPq (Projetos Universais). Participa da formação de pesquisadores nos níveis de graduação (IC) e de pós-graduação (MS, DR e PD), mantidos com bolsas recebidas da FAPESP, da CAPES e do CNPq. O laboratório realiza projetos em conjunto com pesquisadores de instituições nacionais DEQ (UFSCar) IQSC (USP), ICMC (USP) e LBP (USP) e internacionais (University of Florida e Kansas State University).

Professor Efetivo

• Juliano José Corbi