Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total:
Tipo: S
Ativação: 15/07/2024
Objetivos:
Reconhecer e identificar problemas de recursos hídricos sob funcionamento natural e impactado em necessidades interdisciplinares de usuários, possibilitando soluções técnicas diversas com aprendizagem contínua e autônoma.
Compreender procedimentos quantitativos de estimativa de oferta, superficial, subterrânea e pluvial, e demandas, consuntivas e não-consuntivas, considerando sólidos fundamentos da teoria e com ciência aberta.
Aplicar cálculos determinísticos e probabilísticos para recuperação de ambientes fluviais, com segurança hídrica sustentável e técnicas compensatórias a impactos, empreendendo atuação profissional original e com ciência cidadã.
Analisar a sustentabilidade e resiliência dos usos múltiplos da água, com foco no nexo abastecimento-energia-alimentos-ecossistemas adaptado à não-estacionariedade das mudanças globais, promovendo práticas de soluções baseadas na natureza, com maturidade e equilíbrio profissional.
Avaliar medidas estruturais e não estruturais para eficiência e viabilidade de projetos
de engenharia ambiental gerenciando soluções de gestão de recursos hídricos com
habilidade empírica própria frente aos grandes desafios globais.
Formular e conceber soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras, úteis para
estágios supervisionados e de trabalhos de conclusão de curso (TG), compreendendo as demandas dos usuários da engenharia ambiental e priorizando o espírito criativo, inovador e empreendedor.
Essa disciplina integra um conjunto de disciplinas do curso de Engenharia Ambiental que possuem viés extensionista, uma vez que propicia uma interação dialógica entre os estudantes e determinados setores da sociedade. Tal interação permite uma troca de saberes, de modo que o estudante protagonize o compartilhamento do conhecimento acadêmico com diferentes grupos sociais e, por outro lado, traga o
conhecimento e a experiência da sociedade para enriquecer os saberes acadêmicos.
Docente(s) Responsável(eis):
Eduardo Mario Mendiondo;
Programa Resumido:
O rio em Regime Natural. Barragens e Reservatórios. Usos da água demandados para o interesse humano e Panorama Geral da Engenharia dos Recursos Hídricos. Impactos Ambientais dos Usos da Água. Gestão dos Recursos Hídricos.